terça-feira, 28 de setembro de 2010

LINGUISTICA NO CURRICULO ESCOLAR

Abaixo segue um exemplo de Plano de Aula inserindo o estudo de linguística no curriculo escolar:



A globalização é um processo cada vez mais essencial para que as nações possam integrar-se economicamente fazendo com que as relações financeiras e comerciais sejam cada vez mais comum entre os países visando troca de riquezas e bens.


A globalização tem sido facilitada pela capacidade de transportes de mercadorias por via aérea, terrestre e marítima, além dos meios de comunicação cada vez mais rápidos. A globalização não restringe-se somente no nível econômico, mas principalmente é acentuado na área cultural. As pessoas viajam e tem contato outros hábitos, os programas de TV e a internet também facilitaram esta interação mundial entre os seres humanos.

PROPOSTA ESCOLAR

Seguindo a orientação da professora, eu faria uma proposta para os alunos de 6o ano para que fizessem um trabalho sobre a globalização e trouxessem para sala de aula informações sobre as relações entre Brasil/China/USA fazendo conecção com interdisciplinas como História, Geografia, Turismo, Econômia, Gastrônomia, Etnia e Linguistica. O trabalho deveria ser divido em três grupos. Cada grupo iria trabalhar tendo como tema um dos três países citados. Os trabalhos poderiam ser apresentados com recursos tecnológicos (preferencialmente PowerPoint)destacando as relações com os outros dois países do grupo.



REFERÊNCIAS

http://www.monografias.com/trabajos7/bafux/bafux.shtml

http://www.mondialisation.ca/