domingo, 10 de julho de 2016

CIÊNCIA DA LINGUÍSTICA

Linguística é a ciência que estuda a linguagem verbal humana. Como toda a ciência, ela baseia-se em observações conduzidas através de métodos, com fundamentação em uma teoria.
Portanto, a função de um linguista é estudar toda e qualquer manifestação linguística como um fato merecedor de descrição e explicação dentro de um quadro científico adequado.
Para um linguista é muito mais interessante uma passagem do tipo:
Cumé qui é?
a outra:
Como é que é?
pois as variações linguísticas e seus motivos socio-culturais são, cientificamente, muito mais relevantes do que a norma padrão da língua, isto é, o jeito “correto” de falar.
O linguista quer descobrir como a língua funciona, estudando várias dessas línguas, de forma empírica (através de dados baseados na experiência), dando preferência às variações populares faladas em diversas comunidades.
Os critérios de coleta, organização, seleção e análise dos dados linguísticos obedecem a uma teoria linguística expressamente formulada para esse fim.

Divisões da Linguística

1. Considerando o foco da análise:
  • Linguística Descritiva (ou sincrônica): Fala de uma língua, descrevendo-a simultaneamente no tempo, analisa as relações existentes entre os fatos linguísticos em um estado da língua, além de fornecer dados que confirmam ou não as hipóteses. Modernamente, ela cede lugar à Linguística Teórica, que constrói modelos teóricos, mais do que descreve;
  • Linguística História (ou diacrônica): Analisa as mudanças que a língua sofre através dos tempos, preocupando-se, principalmente, com as transformações ocorridas;
  • Linguística Teórica: Procura estudar questões sobre como as pessoas, usando suas linguagens, conseguem comunicar-se; quais propriedades todas as linguagens têm em comum; qual conhecimento uma pessoa deve possuir para ser capaz de usar uma linguagem e como a habilidade linguística é adquirida pelas crianças;
  • Linguística Aplicada: Utiliza conhecimentos da linguística para solucionar problemas, geralmente referentes ao ensino de línguas, à tradução ou aos distúrbios de linguagem.
  • Linguística Geral: Engloba todas as áreas, sem um detalhamento profundo. Fornece modelos e conceitos que fundamentarão a análise das línguas.
2. Considerando o que constitui a língua:
  • Fonologia: Estuda os menores segmentos que formam a língua, isto é, os fonemas;
  • Morfologia: Estuda as classes de palavras, suas flexões, estrutura e formação;
  • Sintaxe: Estuda as funções das palavras nas frases;
  • Semântica: Estuda os sentidos das frases e das palavras que a integram;
3. Considerando suas conexões com outros domínios:
  • Psicolinguística: Estuda a relação entre a linguagem e a mente;
  • Sociolinguística: Estuda a relação entre a linguagem e a sociedade;
  • Etnolinguística: Estuda a relação entre a linguagem e a cultura (cultura não no sentido de erudição ou conhecimento livreiro, mas sim como as tradições de um povo, esta cultura que todos possuem.)

Livros de introdução ao estudo da Linguística

Existe uma infinidade de livros que podem guiar você através do maravilhoso mundo do estudo de línguas. Um que eu considero muito bom é Introdução à Linguística (Volumes 1 e 2), do professor José Luiz Fiorin, que segue desde uma explicação do que é a linguística, de como se processa a comunicação humana, até chegar a uma apresentação minuciosa de seus cindo principais objetos teóricos criados nos séculos XIX e XX (languecompetênciavariaçãomudança e uso).
Outro título importante é o clássico de Ferdinand de Saussure, Curso de Linguística Geral, que fundou as bases do estruturalismo e traz os pressupostos teórico-metodológicos dessa escola que acabou influenciando outras ciências sociais.
Noam Chomsky - O fundador da escola gerativista nos estudos de linguagem
Como última indicação, não poderia deixar de faltar o grandioso Reflexões sobre a Linguagem, de Noam Chomsky, publicado em 1975, trazendo as bases da ideia de gramática gerativa e da posterior escola gerativista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário